|

as mulheres da Bíblia






MULHERES DA BÍBLIA

Abigail - "fonte de alegria"

Abigail salvou o marido Nabal da fúria de Davi com provisões de alimento para ele e seus homens, incluindo 200 pastas de figo. Davi, que apreciou grandemente a prudência de Abigail, casou-se com ela quando Nabal morreu.
1 Samuel 25; 27:3; 30:5; 2 Samuel 2:2

Ana - "graciosa"

Ana, casada com Elcana, não tinha filhos, mas Elcana, sim, e Ana sofria as zombarias e caçoadas da segunda esposa do seu marido. Durante sua visita anual ao tabernáculo em Silo, Ana orou por um filho e jurou dedicar qualquer filho que tivesse ao serviço de Deus. Quando Deus lhe deu a dádiva de ter um filho, Samuel, ela esperou até ele estar desmamado e então o deu a Eli para servir no tabernáculo. Todos os anos Ana levava uma veste a Samuel. Como resultado das preces de Eli Ana teve cinco outros filhos.
1 Samuel capítulos 1-2

Débora - "abelha"

Mulher de Lapidote, ama de Rebeca (Gn 35.8). Débora foi uma profetiza que julgava a Israel debaixo das palmeiras do monte Efraim (Jz 4.5). Os seus dons proféticos lhe deram grande influência num tempo de desespero e confusão ( Jz 4.6, 14; 5.7), sendo, realmente, uma verdadeira "mãe de Israel". Ela aparece entre os mais bem-sucedidos juizes de Israel (e a única mulher a ocupar esse cargo). Ela nomeou como seu comandante a Baraque, que derrotou os filisteus, trazendo um período de quarenta anos de liberdade do domínio estrangeiro.
Juizes capítulos 4-5
Característica:
·        Profetiza (Jz 4.5)
·        Governante Judaica

Dorcas - "gazela"

Dorcas era uma viúva cristã que morava em Jope, "notável pelas boas obras e esmolas que fazia". Quando ela adoeceu e faleceu, suar, amigas mandaram chamar a Pedro. Assim que este chegou, as viúvas o cercaram, chorando e mostrando as roupas que Dorcas fizera para elas. Após orar, Pedro fez Dorcas reviver.
Atos 9:36-43

Ester - "Murta"

Judia, filha de Abiail, uma linda jovem, cresceu em Susã, capital da Pércia. Seus pais morreram quando era ainda pequenina.
Foi adotada pelo seu primo Mordecai. Foi eleita e coroada rainha com o maior esplendor scolhida a ser Rainha pelo Rei Assuero, onde mais tarde tornou-se sua esposa, o que possibilitou o livramento da nação hebráica de ser aniquilada depois do cativeiro babilônico. Apareceu 40 anos depois da reedificação do templo e 30 anos antes da reedificação do muro de Jerusalém.
Sua vida muito contribuiu para a vinda do messias, sem ela, com certeza a nação hebráica pereceria e o 500 anos antes da vinda de Cristo. Seu principal tema era defender a libertação dos Judeus.
Ester não somente era formosa, mas sábia. Admiramo-lá não só pelo seu patriotismo e bravura, mas por seu tato e sagacidade.
Tal foi a origem da festa de Purim, observada ainda hoje pelos judeus. No 12º mês, chamado Adar, no calendário judeu que equivale aproximadamente a fevereiro e março no nosso calendário.
Cronologia
·        Ester, Judia, tornou-se rainha da Pérsia, 478a.C.
·        Ester livrou os judeus de serem massacrados, 473 a.C.
Características
·        Mulher Decidida: Et. 4:14-16
·        Beleza: Et.2:7
·        Abnegação e heroísmo: Et.4:16
·        Tato: Et.5:8
·        Coragem: Et. 7:6
·        Patriotismo: Et. 8:3-6

Eva - "Vida"

Eva, tirada do lado de Adão, foi a primeira mulher e se tornou a mãe de todos os seres humanos. Tentada pela serpente, ela desobedeceu a Deus e deu de comer a Adão o fruto proibido.
Gênesis 2:18-3:20

Mical - "quem é como Deus?"

Mical foi a filha caçula de Saul e a primeira esposa de Davi. Ela salvou a vida de Davi quando Saul tentou matá-lo, em consequência disso ficou ela separada de Davi por muitos anos, casando nesse intervalo de tempo com Palti ou Paltiel (1Sm 25.44; 2 Sm 3.14,15). Davi mandou chamá-la, colocando-a novamente no antigo lugar de sua mulher, somente quando encontrou-se estabelecido com toda a segurança em Hebrom.
1 Samuel capítulos 18-19; 25:44; 2 Samuel 3:13; capítulo 6

Miriã - "amada por Deus"

Miriã era irmã de Moisés e de Arão. Quando criança, ela ajudou a mãe a esconder o irmãozinho e ficou vigiando até ele ser salvo. Quando adulta, ela foi uma profetiza. Houve uma época em que ela se opôs à liderança de Moisés, e foi temporariamente castigada com lepra.
Êxodo 2:4, 7-8; 15:20-2 1; Números capítulo 12; 20:1

Priscila - "a antiga"

Seis das sete vezes em que Priscila e Áqüila são mencionados no Novo Testamento, o nome de Priscila aparece antes do de Áqüila, e por esse motivo chegou-se à conclusão que Priscila foi excepcional de alguma forma. Eles convidaram Apolo para falar em seu lar quando moravam em Éfeso. Paulo dava muito valor a Priscila e Áqüila, chamando-os de "cooperadores em Cristo" que arriscaram suas vidas por ele e a quem todas as igrejas gentias deviam gratidão.
Atos capítulo 18; Romanos16:3; 1 Coríntios 16:19; 2 Timóteo 4:19

Raquel - "ovelha"

Jacó trabalhou para Labão quatorze anos a fim de poder casar-se com sua filha Raquel. José e Benjamim foram filhos de Raquel.
Gênesis capítulos 29-30; 35:18-20

Rute - "Companheira"

Data aproximada: 1100-1050a.C.
Moabita, casou-se com um dos filhos de Noemi, Malom ,cuja Familia era israelita, onde adotara Javé por seu Deus e torna-se merecedora do favor divino. Seu esposo morreu, e Rute decidiu ir embora de seu país Moabe, e acompanhou Noemi sua terra Natal em Belém. Depois de Algum tempo Rute casou-se com Boaz, um rico proprietário, parente de Noemi.
Fatos acerca:
·        Bisavô de Davi
·        Origem da família messiânica
Características
·        Uma mulher Constante
·        Amor filial, constância, piedade: Rt. 1:16
·        Trabalhadeira: Rt. 2:6,7,23
·        Obediência Filial: Rt. 3:5
·        Nome sem mancha: Rt. 3:11
·        Companheira
·        Graciosa

Rebeca - "lisonjeira"

Rebeca era neta do irmão de Abraão, Naor, que havia permanecido na Mesopotâmia, e era irmã de Labão. Casou-se com Isaque. Foi Rebeca quem teve a idéia de enganar Isaque para que desse a bênção a Jacó.
Gênesis capítulos 24-28

Sara - "princesa"

Sara foi esposa de Abraão. Em cumprimento da promessa de Deus, ela se tornou mãe de Isaque quando já bem idosa.Gênesis 17:1-18:15; 20:1-21:7; Hebreus 11:11; 1 Pedro 3:6
Continu...

Posted by Unknown on 20:39. Filed under . minha postgens RSS 2.0.

0 comentários for "as mulheres da Bíblia"

Leave a reply

Blog Archive

IMAGENS