|

A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO


INTRODUÇÃO:
Entender o que é certo e o que é errado, num mundo em que estão invertidos os valores morais gravados por
Deus na consciência do ser humano, e ao mesmo tempo exarados no Livro do Senhor, não é tarefa fácil. Graças a Deus,
temos o maior e melhor referencial ético que o mundo já conheceu: a Palavra de Deus. Ela é lâmpada e luz divinas (Sl
119.105), tanto para nosso ser interior, como para nosso viver exterior.
I- ORIGEM DO TERMO
ÉTICA – Vem do grego, ethos, que significa "costume", "disposição", "hábito". Ética é, na prática, a conduta ideal e
reta esperada de cada indivíduo. É o estudo dos deveres do indivíduo, isolado ou em grupo, visando a exata
conceituação do que é certo e do que é errado; pelo que podemos dizer que a ética é a ciência que norteia o
comportamento humano. O termo ética, aparece várias vezes no Novo Testamento, significando conduta,
comportamento, porte e compostura (habituais).
II- A ÉTICA CRISTÃ
ÉTICA CRISTÃ – É o conjunto de regras de conduta, para o cristão, tendo por fundamento a Palavra de Deus. Para nós,
crentes em Jesus, o certo e o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, a nossa "regra de fé e prática". Portanto,
a Ética Cristã deve ser fundamentada no conhecimento de Deus como revelado na Bíblia, principalmente nos ensinos de
Jesus, de modo que "...ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que
por eles morreu e ressuscitou" (II Co 5.15; Ef 2.10). A Ética Cristã orienta o crente a exercer o comportamento de
cidadão dos céus, como se vê no salmo 24.3-5 que diz: "Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu
lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura
enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação."
III- A ATUAÇÃO DE SATANÁS NO MUNDO
Na presente era, Satanás emprega as idéias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, governos,
cultura, educação, ciência, arte, medicina, música, economia, entretenimento, mídia, esporte, agricultura, etc, para oporse
a Deus, ao seu povo, à sua Palavra e aos seus padrões de retidão. Por exemplo: Satanás usa a profissão médica,
para defender e promover a matança de seres humanos nascituros; a agricultura para produzir drogas destruidoras da
vida, tais como o álcool e os narcóticos; a educação, para promover a filosofia ímpia humanista, e os meios de
comunicação em massa, para destruir os padrões divinos de conduta. A Bíblia nos revela que Satanás:
3.1 É o deus do presente sistema mundano (Jo 12.31) "Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe
deste mundo."; Jo 14.30 "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada
tem em mim;".
3.2 Ele o controla juntamente com as hostes de espíritos malignos, seus subordinados: Ef 6.12,13 "Porque não temos
que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes
das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a
armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."
3.4 Satanás e suas hostes, são completamente hostis a Deus e ao seu povo: Jo 7.7 "O mundo não vos pode odiar,
mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más." Jo 15.18,19 "Se o mundo vos
odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era
seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."
IV- PORQUE A BÍBLIA É NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA?
4.1 Porque ela é pura – Não há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há discordância quanto
a essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la de várias formas, mas, em vão porque
"As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes." (Sl
12.6).
4.2 Ela é reta – Ela segue uma linha de pensamento que, começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mais sem
quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos
mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: O amor de Deus e o seu plano para a salvação do homem. A
retidão da Bíblia é bem demonstrada em Sl 33.4, que diz: "Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras
são fiéis".
4.3 Ela é santa – A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina, que é santa. A palavra do homem quase
sempre varia entre a verdade e a mentira, a realidade e o engano, mas, a Palavra de Deus é santa; como se vê em Sl
105.42: "Porque se lembrou da sua santa palavra e de Abraão, seu servo" .
4.4 Ela ilumina - Somente a Palavra de Deus tem o poder de iluminar o caminho do homem. Há muitas pessoas que se
dizem iluminados pelas filosofias de Buda, de Confúcio, e de outros, mas, na verdade estão em trevas. Só o crente em
Jesus tem a luz verdadeira, que vem da Bíblia. Corrobora com esta verdade, o texto bíblico de Sl 119.105: "Lâmpada
para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho".
4.5 Ela é a verdade absoluta – Em Jo 17.17, Jesus declarou "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade".
Não é uma verdade entre outras, como pensam os sábios segundo o mundo. A Palavra de Deus é "a" verdade, no
sentido de absoluto, pois é a revelação do Deus Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Santo, Justo, e Salvador.
O salmista é categórico em dizer: "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura
para sempre" (Sl 119.160)
4.6 É o poder de Deus – Paulo escrevendo aos coríntios, foi enfático: "Porque a palavra da cruz é loucura para os
que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (I Co 1.18). As palavras, as filosofias, os
ensinos, as idéias e os pensamentos dos mestres do mundo, apenas agregam conhecimento. Mas, a Palavra de Deus
transforma o mais vil pecador numa nova criatura. Ela em si mesma, é e tem o poder de Deus.
4.7 É viva e eficaz – A té hoje nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os
médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem.
Só a Palavra de Deus tem este poder de penetração, como podemos conferir em Hb 4.12: "Porque a palavra de Deus
é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do
espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
4.8 Ela produz vida eterna – Jesus disse em Jo 5.24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e
crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
V- A OPINIÃO BÍBLICA SOBRE VÁRIOS ASSUNTO
A Bíblia é nossa bússola, por ela nos guiamos, e é ela que forma nossa cosmovisão. Vejamos o que diz a
Bíblia sobre alguns assuntos:
5.1 Família - A palavra "família", vem de um vocábulo hebraico "moledheth" que significa: relacionamento por
nascimento, (Pv 31:21; 1Tm 5:4; Gn 12:3). Quando Deus criou o homem e a mulher, deu-lhes as informações e as
instruções específicas concernentes ao propósito do matrimônio e as responsabilidades diversas que se completam
entre os cônjuges: a) Deus exige que o homem e a mulher deixem seus pais; b) Ordena que o homem e a mulher devem
unir-se, c) Estabelece que o marido e sua esposa, se constituam em uma só carne, d) Que o companheirismo entre
marido e mulher devem ser permanente, Gn 2:18, e) Que deveriam procriar (gerar filhos - Gn 1:27-28), f) Disciplinar o
ato conjugal, restringindo-o no âmbito do matrimônio (Hb 13:4).
5.2 Casamento – Foi estabelecido por Deus com os propósitos de: 1º COMPANHERISMO - (Gn 2:18) "Não é bom que o
homem esteja só... Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."; , 2º SATISFAÇÃO FÍSICA - (Ec 9:9) "Goza a vida
com a mulher ... esta é a tua porção." ; 3º PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE - "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a
terra ..." (Gn 1:28). A santidade do casamento e as relações familiares constituem a pedra fundamental da
sociedade e da civilização.
5.3 Trabalho - O Senhor concedeu ao homem certas responsabilidades e deveres (trabalhos) Gn 2.15. Deus pôs o
homem no Jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo . Portanto o trabalho existe antes da queda. Algumas citações
bíblicas sobre o trabalho: Gn 2.13; 3.19, Sl 128.1,2; II Ts 3.10.11. A ética bíblica do trabalho, mostra-nos que:
Produtividade reflete a sabedoria (Pv 10.5); o esforço paciente é compensador (Ec 7.8); trabalho árduo conduz à
independência financeira (I Ts 4.11,12; II Ts 3.6-8); o trabalho árduo é digno de respeito (I Ts 4.11.12).
5.4 Dinheiro - O amor ao dinheiro, causa escravidão e dependência. Diz a Bíblia: “Por que o amor ao dinheiro é a raiz
de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns de desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com
muitas dores” (I Tm 6.9,10). Deus não condena o dinheiro em si, mas, a ambição, cobiça, exploração, e usura. A Bíblia
condena a ambição desenfreada pelos bens. Colocar o dinheiro acima de todas as coisas na vida, ou acima das
prioridades, é mau e perigoso e conduz ao egoísmo e ao desamor (Hb 13.5; II Pe 2.3): “Sejam vossos costumes sem
avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”, “E por
avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a
sentença, e a sua perdição não dormita”.
CONCLUSÃO
Graças a Deus, que a Bíblia, em termos de ética, é inabalável. Para ela pecado é pecado, abominação é
abominação, aqui, ali, e além; a Bíblia não trata o pecado como algo culturalmente relativo. A Palavra de Deus é
excelente em todos os aspectos. Tanto individualmente como coletivamente, a Bíblia deve ser aceita como única regra
de fé e prática. Que Deus nos ajude a ser gratos pela sua Palavra, e que possamos praticá-la em nosso viver (Tg 122).

Posted by Unknown on 09:34. Filed under . minha postgens RSS 2.0.

0 comentários for "A BÍBLIA: O CÓDIGO DE ÉTICA DIVINO"

Leave a reply

Blog Archive

IMAGENS